logo

quarta-feira, 8 de junho de 2011


Microsoft revela Windows 8, o sistema para qualquer tipo aparelho

Novo sistema é otimizado para touchscreen, mas poderá ser usado com mouse e teclado.

domingo, 15 de maio de 2011


HP lança mouse Wi-Fi que dispensa uso de Bluetooth

Fabricante inova com equipamento que dispensa o uso de fios ou conectores para se ligar ao computador.
A HP, famosa por seus notebooks e impressoras, acaba de lançar um novo mouse sem fio. O HP Wi-Fi Mobile Mouse inova ao dispensar também o uso de Bluetooth, conectando-se ao computador por meio de Wi-Fi. Isso significa que o aparelho pode se conectar à rede sem fio já existente na casa do usuário, evitando a compra de um receptor dedicado (como ocorrido para alguns outros periféricos wireless).
O dispositivo funciona por meio de uma rede sem fio, ou seja, basta que o computador tenha suporte para esse tipo de conexão e ele já pode usar o Mobile Mouse da HP. A novidade vem bem a calhar, principalmente para laptops em que, muitas vezes, a quantidade de portas USB não é suficiente para suas necessidades.
Além da praticidade de dispensar fios e conectores tradicionais, o HP Wi-FI Mobile Mouse chama atenção pela autonomia de sua bateria, capaz de suportar até nove meses de uso contínuo. O periférico funciona a até  10 metros de distância do computador, conta com cinco botões personalizáveis e um botão de rolagem.
O lançamento do dispositivo no mercado está marcado para junho de 2011 e ele será vendido nos Estados Unidos a US$ 49,99. Abaixo, você confere um vídeo promocional do HP Wi-FI Mobile Mouse:




segunda-feira, 9 de maio de 2011


Chega de tomadas: celulares poderão ser carregados por voz

Pesquisadores de uma universidade sul-coreana já estão conseguindo transformar voz em energia elétrica para carregar aparelhos.



Baterias são alvos constantes de pesquisas. Alguns pesquisadores do departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Sungkyunkwan (Coreia do Sul) estão com uma ideia revolucionária. Liderado pelo Dr. Sang-Woo, o grupo está utilizando nanofios de óxido de zinco para converter a voz captada pelos celulares em energia elétrica.
Caso seja possível aplicar o sistema em escala comercial, no futuro os telefones celulares poderão ficar meses longe dos cabos carregadores. Isso porque as chamadas (que são responsáveis pela descarga das baterias) seriam, ao mesmo tempo, responsáveis pelo recarregamento delas.
Por enquanto, os resultados ainda são pouco eficazes, mas já é um começo animador. Os pesquisadores lutam, agora, para encontrar outros materiais que possam ser utilizados com o mesmo propósito, mas gerando resultados mais interessantes e que possam ser utilizados de maneira satisfatória.

sábado, 23 de abril de 2011


LG Display inova no mercado de painéis portáteis

Displays OLED já estão sendo produzidos e a tela IPS LCD do iPad deve aparecer em outros tablets.
A LG Display, segunda maior fabricante de telas planas LCD, anunciou esta semana seu relatório de faturamento, mostrando grandes prejuízos no trimestre. Entretanto, o fato parece não ter abalado a equipe da empresa, que segue com planos de crescimento no mercado para os próximos anos.
Em entrevista à Seeking Alpha, um funcionário da empresa não identificado pela reportagem contou algumas das metas da LG Display. Entre os planos estaria a fabricação em massa de televisores OLED de oitava geração até o ano de 2013. Além disso, é possível que ainda neste mês alguns tablets passem a receber a tela IPS LCD, até então usada apenas no iPad 2.
As telas de OLED também já estão sendo produzidas em formatos menores, para serem usadas em smartphones. Segundo o representante da empresa, os painéis estão sendo comprados por um grande cliente global, sem revelar o nome da empresa. Especulações dão conta de que estas vendas estejam sendo feitas para a Nokia, um dos maiores clientes da LG Display.

Ter a visão do Exterminador do Futuro já é realidade

Monóculo inclui um microdisplay OLED e permite exibir imagens em realidade aumentada para o usuário.

Pesquisadores da Fraunhofer IPMS, na cidade alemã de Dresden, anunciaram o desenvolvimento de um produto capaz de equipar seus usuários com uma visão muito similar à apresentada no filme O Exterminador do Futuro.
A novidade é uma espécie de monóculo e trata-se do primeiro microdisplay bidirecional de rastreamento visual. O dispositivo conta com uma pequena tela OLED transparente, capaz de exibir informações específicas por meio de realidade aumentada. O conteúdo projetado na tela é refletido diretamente no globo ocular, fazendo com que o usuário veja com nitidez dados específicos relativos ao ambiente.
Embora em filmes a utilidade de aparatos como essa seja, em geral, militar, o grupo de pesquisadores acredita em outros usos futuros para o aparelho, como integração com o Facebook, por exemplo. Já imaginou olhar para uma pessoa na rua e poder descobrir quem ela é apenas via reconhecimento facial a partir da base dados da rede social?
O produto, ao menos por enquanto, ainda está em fase experimental, de forma que não há previsão de comercialização nem tampouco funções específicas desenvolvidas apenas para o dispositivo. O lançamento será exibido ao público durante a SID Display Week 2011, que acontece no mês de maio em Los Angeles

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tecnologia de Disco rígido

A unidade de disco rígido foi principalmente desenvolvida com a razão para fornecer um dispositivo de armazenamento secundário que é rápido e ter a capacidade mais alta e a compacidade bem como é muito fiável como um sistema de armazenamento de dados. Como se conhece que a unidade de disco rígido é basicamente um interno. Em alguns casos também pode ser externo.
A vantagem quanto à unidade de disco rígido externa é que é fácil mover os dados ou a informação sobre usuário formam um lugar ao outro. Outras formas da transferência de dados podem ser feitas na própria rede. Mas no caso onde na distância física é mais curto dizem no próprio escritório a forma um computador de mesa ao outro então a unidade de disco rígido externa é muito útil.
A unidade de disco rígido externa então pode ser usada para transferir os dados que são bastante bastante grandes; e que não pode ser movido por cima da rede.
Também outra razão atrás deste disco rígido externo é a velocidade da transferência de dados que pode realizar-se. Suponha a instalação do software que é bastante grande deve ser realizado. Se o apoio daquele software é dentro da unidade de disco rígido externa; então aquela própria unidade de disco rígido pode ser unida ao computador e o software pode ser facilmente instalado por cima dele.
Depois disto a unidade de disco rígido pode ser facilmente retirada. Normalmente esses tipos das unidades de disco rígido são usados com o porto USB. Em algumas situações o software de motorista de dispositivo é fornecido para o disco rígido que é externo.
A arquitetura interna da unidade de disco rígido contém quatro componentes principais como descrito resumidamente aqui. Eles são a Travessa de Disco, Encabeçam o Braço, Chassi, e Acionador Dianteiro. O Chassi é a parte do disco rígido que atua como a base e lhe fornece o suporte físico. O Chassi é a parte da unidade de disco rígido por cima da qual outras partes são colocadas.
A Travessa de Disco é o componente da unidade de disco rígido onde todos os dados ou a informação são fornecidos. A travessa de disco é normalmente um material magnético que é usado para o armazenamento dos dados. A travessa de disco que tem os dados por cima dele pode ser acessada com a ajuda do Braço Dianteiro que se move em volta da travessa para acessar os dados ou a informação.
Normalmente a Travessa de Disco é o disco formado da circular. Há mais travessas também em qualquer unidade de disco rígido que chegam a mais espaço quanto a memória. Normalmente o Braço Dianteiro da unidade de disco rígido é controlado por outro componente principal do disco rígido que é o Acionador Dianteiro. O Acionador Dianteiro em uma unidade de disco rígido é o dispositivo eletrônico que é controlado por um motor rotatório.
Entenda as tecnologias por trás dos processadores.
O processador é a parte mais importante do computador, pois é ali onde será interpretado e executado uma série de instruções fornecidas pelos aplicativos (softwares) que você usa, como o sistema operacional e o editor de textos, por exemplo. Por isso é comum ouvir dizer que, quanto mais rápido o processador, mais veloz ficará sua máquina.
Bruno E. Zanetti/Arte UOL
Bruno E. Zanetti/Arte UOL

Apesar de o processador sozinho não ser responsável pela performance como um todo, é a partir dele que devemos começar a olhar quando pensamos em trocar de PC. Também conhecido como CPU (do inglês Central Processing Unit ou Unidade de Processamento Central), a velocidade do processador é medida pelo seu clock em GHz (gigahertz) ou, para as unidades mais antigas, em MHz (megahertz).

A taxa de clock

Cada hertz equivale a um "ciclo-por-segundo" ou, para entendermos melhor, uma "instrução-por-segundo". Logo, 100 Hz são 100 instruções/segundo. Como os processadores para PC trabalham com o prefixo mega (MHz), precisamos saber que equivale a um milhão de hertz. Ou seja, 100 MHz são 100 milhões de instruções por segundo. Mil megahertz (1000 MHz) equivalem a um gigahertz (1 GHz) que, por sua vez, significa um bilhão (!) de instruções por segundo.

Por que vale a pena entender a taxa de clock? Para entender que 1 GHz é uma quantidade absurda de processamento. O poder de fogo alardeado pela propaganda dos processadores mais caros é, quase sempre, subutilizado por 95% dos usuários que simplesmente não vão precisar nunca de tantos GHz ou, pior ainda, não trabalham com softwares onde haja demanda de vários GHz.

Sobre o processador Intel® Core™ i5 de segunda geração

Impecavelmente inteligente. Visualmente suave. Com desempenho inteligente e visuais aprimorados, o processador Intel® Core™ i5 de segunda geração cria uma experiência suave e imersiva no seu PC. Você pode deslocar-se facilmente de um aplicativo para outro sem hesitação ou interrupção.


Desempenho extra por demanda  

Receba automaticamente uma explosão de     
velocidade quando o seu PC precisar de     
desempenho extra, graças à                              
 Tecnologia Intel® Turbo Boost 2.0.         





Multitarefa inteligente

Permite que cada núcleo do processador
 trabalhe com duas tarefas ao mesmo tempo, com 
mais ação e menos espera com a Tecnologia
 Hyper-Threading Intel®.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ferrari lança serviço online para usuário criar o carro dos sonhos

Site oficial da marca faz a alegria dos apaixonados por carro.
site oficial da Ferrari lançou um serviço online que vai fazer a alegria de muitos apaixonados por carro. Nele, o usuário pode escolher um modelo de Ferrari e personalizá-lo da forma que achar melhor, escolhendo da cor da carroceria aos detalhes interno do veículo.
A ideia é permitir que as pessoas tenham algum contato com a mais nova Ferrari FF, que deve chegar ao Brasil ainda este ano. Além disso, o serviço também permite que os futuros compradores do veículo tenham uma ideia de como a máquina ficará antes mesmo de ir è loja.
Entre as opções de personalização disponíveis, o usuário encontra cores e estilos para a carroceria, material para os assentos, cor das pinças de freio e do assoalho, além do estilo das rodas e limpadores de para-brisa.



O modelo criado pelo usuário pode ser considerado único, uma vez que o serviço permite a criação de quase 150 trilhões de configurações diferentes. A nova Ferrari FF é o primeiro carro com tração nas quatro rodas lançado pela empresa e vem equipado com motor 6.3 V12 de 600 cv de potência.
No Brasil o veículo deve custar aproximadamente R$ 2,7 milhões. Enquanto a máquina não chega, clique aqui para acessar o serviço, soltar a imaginação e criar o carro dos seus sonhos.

terça-feira, 29 de março de 2011


Tablets podem ser fabricados no Brasil sem nenhum imposto

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, objetivo é incentivar a instalação de novas empresas no país.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou durante uma palestra na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que o governo tem planos de eliminar os impostos de fabricação de tablets no Brasil. O pronunciamento aconteceu nesta segunda-feira (28 de março), e tudo indica que essa situação tem grandes chances de acontecer em um futuro próximo.
Segundo o ministro, hoje existe uma demanda crescente por produtos do tipo em todo o mundo. Com a desoneração, os custos de produção desses equipamentos no país tendem a diminuir substancialmente, o que deve estimular a instalação de novas empresas no Brasil. Além disso, o consumidor nacional também seria beneficiado com uma queda geral no preço dos aparelhos.
Uma das principais beneficiadas com o incentivo seria a Foxconn, que, segundos boatos, está estudando a construção de uma fábrica no interior do estado de São Paulo. A empresa é responsável pela produção do iPad, tablet líder no segmento em escala mundial.
Paulo Bernardo concluiu o pronunciamento afirmando que a redução de imposto não exigirá a criação de uma lei específica, somente uma nova instrução para a Receita Federal.

sábado, 26 de março de 2011


Conceito futurista de lan-house abusa da tecnologia

Ambientes de descontração e lazer se confundem com escritórios futuristas segundo este projeto conceitual.


Fonte da imagem: Youri Hong, Moonhwan Park e Hyoshin Kim (Yanko Design)

Muito mais que um simples ponto de acesso à internet, o conceito de Byz Café é uma verdadeira estação de trabalho futurista. Nela, telas touchscreen, teclados até a mobílias compartilham uma mesma tecnologia que permite ao usuário personalizar sua função de acordo com suas necessidades.
Além das bancadas individuais, mesas em grupo e painéis nas paredes facilitam a discussão de projetos com demais membros. Segundo o projeto, qualquer superfície sensível assume o papel de monitor, teclado e até mesmo carregador de dispositivos móveis.


sexta-feira, 11 de março de 2011


Google Me deve ser anunciado oficialmente em maio

Segundo site estadunidense, a nova rede social da Google, que vem para fazer frente ao Facebook, será anunciada na Google I/O 2011.





Já há algum tempo circulam na internet rumores dando conta de que a Google trabalha em uma nova rede social para, finalmente, fazer frente ao Facebook em todo o mundo. De acordo com o site The Next Web, o serviço – cujo nome supostamente seria “Google Me” – será lançado na próxima Google I/O, uma conferência de desenvolvedores, que ocorre nos dias 10 e 11 de maio.
A rede, ainda não confirmada pela Google, englobaria todas as demais redes vinculadas ao Google (como Orkut, Google Maps, Google Buzz etc.) e já foi tema de artigos no Baixaki (vide “Google Me pode abocanhar Orkut e ser a nova rede social do Google” e “Google Me: uma nova opção de sociabilidade virtual”).
O TNW ressalta que é tradição da empresa revelar grandes apostas nesta conferência: em 2009 foi anunciado o Wave e, no último ano, o destaque foi a Google TV. Então, se for mantida a mesma linha, algo contundente vem por aí.


Preços de chips de memória podem saltar com terremoto no Japão

Fábricas como a Toshiba e a Samsung tiveram de fechar suas fábricas devido ao desastre.

Reuters. Por Paul Sandle - Os preços à vista para chips de memória flash usados em smartphones e tablets podem aumentar com o terremoto no Japão, embora o impacto no fornecimento global deva ser limitado, afirmou um analista.
A Toshiba, segunda maior fabricante de chips de memória flash NAND, atrás da Samsung, fechou suas fábricas após o devastador terremoto e a tsunami nesta sexta-feira.
Sua fábrica em Iwate, a mais perto do local do terremoto, fabrica microcontroladores, mas a companhia não tem ainda nenhuma informação sobre possíveis danos, afirmou um porta-voz.
A principal fábrica produtora de chips NAND fica mais ao sul da costa, em Yokkaichi, próxima de Tóquio, e provavelmente não foi gravemente afetada, segundo ele.
O analista Andrew Norwood, do Gartner, afirmou que o terremoto e a tsunami podem afetar os preços à vista, mas não devem ter impacto de longo prazo no mercado.
"Particularmente o mercado à vista tende a reagir com selvageria a qualquer tipo de incerteza ou dúvida", disse.
A Sony fechou seis fábricas, duas em Fukushima e quatro em Miyagi, incluindo uma responsável por produzir laser de diodo usados em players de DVDs, Blu-rays, CD ROMs e Playstations. A Panasonic interrompeu a produção.
O analista Mark Harding, do Maxim Group em Nova York, afirmou que o terremoto claramente terá um impacto negativo na Sony, embora seja cedo para dizer qual será a extensão dos danos.
"Mas esse momento é tipicamente o mais fraco em termos de consumo", afirmou.



Novo iPhone não será remodelado pela Apple

A quinta versão do smartphone ganhará tela maior, mas não terá grandes alterações no design empregado.

Quem estava esperando grandes alterações no design dos iPhones vai ficar decepcionado quando souber que os aparelhos devem chegar ao mercado com a mesma aparência das últimas edições. Informações vazadas por indústrias chinesas (fabricantes dos componentes do iPhone) mostram que o design da carcaça do aparelho permanece o mesmo.
Existem algumas pequenas alterações, como é o caso da tela retina aplicada ao aparelho, que passa de 3,5 polegadas para 4 polegadas. Outra alteração muito esperada é na disposição das antenas, que agora devem deixar de apresentar problemas quando os usuários seguram o smartphone.
Modificações extremas ainda estão longe de serem empregadas, pelo menos se todos os rumores forem confirmados. Agora é necessário esperar por informações oficiais para saber os detalhes da quinta versão de um dos smartphones mais populares do planeta.



domingo, 6 de março de 2011

Samsung retoca o Galaxy Tab 10.1 pensando no iPad 2 Declarações do vice-presidente da empresa sul-coreana apontam que a próxima versão do tablet está sendo retrabalhada para se equiparar ao novo iPad.


Samsung retoca o Galaxy Tab 10.1 pensando no iPad 2

Declarações do vice-presidente da empresa sul-coreana apontam que a próxima versão do tablet está sendo retrabalhada para se equiparar ao novo iPad.



Nos últimos dias a Apple anunciou a tão comentada nova versão do seu tablet, o iPad 2,  e causou algum alvoroço neste mercado dos portáteis. A Samsung, que tem no Galaxy Tab um dos grandes concorrentes ao aparelho de Steve Jobs, cometeu uma gafe quase imperdoável ao afirmar que está tentando “melhorar partes que parecem inadequadas” da nova versão do aparelho (Galaxy Tab 10.1) quando comparado ao novo iPad.
A declaração é de Lee Don-Joo, vice-presidente da Samsung, e mostra que a empresa está querendo, em resumo, deixar o Galaxy Tab mais fino e mais leve. Sabendo que o iPad 2 ficou mais fino, ganhou novos recursos de hardware, bateria mais duradoura e o já conhecido e respeitado iOS, a Samsung parece não querer se arriscar e acirrar de vez a disputa com a Apple.


iPad 2 com câmera de 1 megapixel? Rumores apontam que as câmeras da nova versão do tablet da Apple deixam bastante a desejar.


iPad 2 com câmera de 1 megapixel?

Rumores apontam que as câmeras da nova versão do tablet da Apple deixam bastante a desejar.


Muitas expectativas giram em torno do iPad 2, o tablet da Apple anunciado recentemente e que promete revolucionar (mais uma vez) este gênero de portáteis. Contudo, o pessoal da Wired.com levantou suspeitas que podem desanimar alguns possíveis usuários: a câmera do iPad 2 é quase equivalente à do iPod Touch, ou seja, com 1 megapixel de resolução.
As especificações de câmera do novo aparelho indicam apenas 720p, o que significa imagens a uma resolução máxima de 1280x720 pixels. Isto quer dizer que as câmeras do iPad 2 chegam somente até a 0,92 megapixels (ou seja, de fato a resolução é menor do que 1 MP). Os dados da câmera do novo iPad se parecem muito com os do iPod Touch (que tira fotos a 960x720 pixels e filma a 720p).
Enfim, se a interpretação da Wired for correta, não dá para esperar muita coisa das duas câmeras do iPad 2, o que é bastante lamentável para um tablet de US$ 500. Clique aqui para ver as especificações dos dispositivos de captura de imagem do novo aparelho no site oficial da Apple.

Tablets nas escolas: como eles podem mudar o ensino Escolas e universidades brasileiras começam a adotar tablets em salas de aula. Será o fim dos livros e dos cadernos?


Tablets nas escolas: como eles podem mudar o ensino

Escolas e universidades brasileiras começam a adotar tablets em salas de aula. Será o fim dos livros e dos cadernos?





O professor entra na sala de aula, cumprimenta os alunos e projeta via Datashow um conteúdo extraído da internet. Nas carteiras, os alunos não têm livros, cadernos ou canetas: apenas um tablet, no qual acessam a informação em tempo real, fazem anotações e marcam o capítulo do livro para leitura na aula seguinte.
Cenas como essa podem parecer um privilégio de países de primeiro mundo. Entretanto, ela já está se tornando realidade em escolas e universidades brasileiras. Pouco mais de um ano depois do lançamento dos tablets, começa a crescer o número de instituições de ensino que apostam na ferramenta tecnológica como diferencial educativo.
A Faculdade Interativa COC, por exemplo, gasta cerca de R$ 1,5 milhão por trimestre com o envio de apostilas para seus 26,5 mil alunos em todo o país. Neste ano, optou por uma alternativa diferente: encomendou 20 mil tablets chineses, batizados de “Tablet COC”. O investimento foi de R$ 15 milhões e a implantação será feita aos poucos, com os alunos iniciantes.



A expectativa é eliminar a longo prazo os custos de logística e impressão de cerca de 37 mil livros por semestre. Projeto similar está sendo implantado na universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O tablet será distribuído aos alunos do curso de Direito e, além do material didático para o ano letivo, contará com uma biblioteca virtual com cerca de 1,6 mil obras.


Exemplos como os das instituições acima ainda são minoria no Brasil. Contudo, mostram uma tendência que conta com o apoio também dos estudantes. Muitos deles, em especial universitários, já lançam mão dos seus próprios tablets para acompanhar as aulas, ainda que não haja integração com o conteúdo disponibilizado pelos professores.
Nos Estados Unidos, uma escola do Tennessee decidiu substituir por completo o material didático dos seus alunos. Para isso, incluiu apenas um item obrigatório na lista de material escolar: um iPad. A justificativa é que, além de facilitar a interação nas aulas, os tablets pesam muito menos do que uma mochila cheia de materiais.
Além do aspecto ecológico que o tablet traz consigo, uma vez que livros digitais diminuem o consumo de papel, alguns especialistas apontam que antigos projetos como “notebook de cem dólares” podem se transformar em tablets acessíveis para alunos de baixa renda.


Investimento de futuro?




No Brasil os preços dos tablets ainda são proibitivos: por menos de R$ 1,5 mil você não consegue levar um produto desses para casa. Além disso, a maioria das escolas não está preparada para oferecer conteúdo digital de qualidade ou ao menos do mesmo nível da versão impressa a que estamos habituados.
Contudo, essa situação pode mudar. O Governo Federal estuda isentar os tablets de impostos, algo que diminuiria em pelo menos 30% o valor final do produto. Somado a isso, a expectativa é que haja um aumento na venda de produtos e, com a fabricação no Brasil, que o preço possa cair ainda mais.
Apesar dos investimentos em tecnologia serem fundamentais, há outra questão que também precisa de atenção. Muitos professores, por exemplo, têm menos preparo que os alunos para lidar com novas tecnologias. Por não estarem tão habituados com as possibilidades das novas ferramentas, muitas vezes deixam de explorá-las, por falta de conhecimento.
Resta saber quanto tempo a novidade vai demorar para atingir uma parcela maior da população. Afinal, é natural que nas escolas particulares e, mesmo entre alguns universitários, o acesso às inovações tecnológicas seja facilitado. Contudo, somente quando usuários com menos condições financeiras tiverem acesso aos tablets é que poderemos afirmar que, de fato, uma nova revolução começou.

sábado, 5 de março de 2011

Microsoft só deve combater iPad e tablets com Android em 2012


Microsoft só deve combater iPad e tablets com Android em 2012


A Microsoft não lançará um concorrente aos sistemas para tablets da Apple e Google até 2012


Segundo a BusinessWeek, a Microsoft "não lançará um concorrente aos sistemas operacionais para tablets da Apple Inc. e Google Inc. até a temporada de volta às aulas de 2012". Isto é no final de 2012. Daqui a 18 meses. E ela pode estar certa.
Se for verdade, a Microsoft só vai lançar um produto para tablets depois de um terceiro (ou talvez até quarto) iPad ter sido lançado. E depois do Android 4.0 ou 4.5 ou 5.0, sei lá. Isso é dois anos e meio depois do lançamento do iPad original, que redefiniu o tipo de computação que o fundador da Microsoft sonhou ser o futuro da computação.


Ciência e tecnologia


Ciência e tecnologia

A ciência e a tecnologia sempre estiveram muito próximas uma da outra. Geralmente, a ciência é o estudo da natureza rigorosamente de acordo com o método científico. A tecnologia, por sua vez, é a aplicação de tal conhecimento científico para conseguir um resultado prático. Como exemplo, a ciência pôde estudar o fluxo dos elétrons em uma corrente elétrica. Este conhecimento foi e continua sendo usado para a fabricação de produtos eletrônicos, tais como semicondutorescomputadores e outros produtos de alta tecnologia.
Esta relação próxima entre ciência e tecnologia contribui decisivamente para a crescente especialização dos ramos científicos. Por exemplo, a física se dividiu em diversos outros ramos menores como a acústica e a mecânica, e estes ramos por sua vez sofreram sucessivas divisões. O resultado é o surgimento de ramos científicos bem específicos e especialmente destinados ao aperfeiçoamento da tecnologia, de acordo com este quesito podemos citar a aerodinâmica, a geotecnia, a hidrodinâmica, a petrologia e a terramecânica.

Em preve

Em breve dowloads.






Volkswagen apresenta micro-ônibus conceitual com iPad integrado

Tablet da Apple é responsável por controlar todo o sistema de entretenimento do veículo.


A Volkwagen apresentou nesta terça-feira (primeiro de março), durante o Salão o Automóvel de Genebra 2011, um novo conceito de micro-ônibus. O veículo, que possui um visual inspirado nas décadas de 1950 e 1960, é a primeira produção da companhia a vir equipada com um iPad que se integra ao painel.
Batizado como Bulli, o micro-ônibus usa o tablet da Apple como base para controlar todo o seu sistema de entretenimento. Uma base móvel permite que tanto o motorista quanto o passageiro tenham acesso rápido às funções disponíveis, que incluem a reprodução de músicas e vídeos, navegação por GPS e climatização interna.
Apesar do visual antiquado, as características internas da novidade são compatíveis com alguns dos veículos mais modernos disponíveis no mercado. O Bulli usa um motor elétrico de 85 kW , com bateria de íon-lítio de 40 kWh com autonomia de até 300 quilômetros por recarga.  O tempo necessário para ir de 0 a 100 km/h é de somente 11,5 segundos, marca interessante para um veículo da categoria.
Embora se trate somente de um conceito e deva sofrer várias alterações antes de chegar ao mercado, o micro-ônibus é indicação de que a Volswagen pode tornar o iPad um item padrão em seus modelos de luxo. Com a vantagem de que o tablet da Apple pode ser retirado facilmente de sua base, o que permite usá-lo normalmente em qualquer ambiente.


Conheça o esporte mais radical do mundo

Combinando esquis e jetpacks, o dublê Troy Hartman desenvolveu um novo tipo de esporte radical para climas frios.



O dublê Troy Hartman acaba de desenvolver um novo método de esquiar que dispensa qualquer tipo de ajuda da gravidade. Com o auxílio de um jetpack, ele desenvolveu um novo esporte radical que elimina a necessidade de uma montanha e teleféricos, além de oferecer velocidades ainda maiores do que aquelas alcançadas normalmente.
A novidade é baseada no uso de um jetpack militar modificado, que possui dimensões compactas e é capaz de fornecer o impulso necessário para que o usuário se movimente, com velocidade máxima de 47 milhas por hora. O controle da velocidade é feito usando somente uma mão, deixando a outra livre para cuidar do equilíbrio – ou para realizar filmagens, como bem demonstram os vídeos gravados pelo dublê.
Hartman tem planos de melhorar sua invenção, incorporando algum tipo de dispositivo que permita a realização de manobras aéreas intercaladas com sua movimentação pelo solo. Os vídeos publicados até o momento fizeram tanto sucesso que o dublê já recebeu vários pedidos de gente interessada em testar a invenção.
Antes de se empolgar e encomendar o seu, vale lembrar que dominar o uso do aparelho não é exatamente uma tarefa fácil. A não ser que, assim como o dublê, você esteja acostumado a fazer cenas com explosões de helicópteros ou pular de carros em movimento, vai demorar um pouco até desenvolver a mesma habilidade apresentada pelo criador deste novo esporte radical.

quinta-feira, 3 de março de 2011

GT 5: conheça o clone chinês do iPhone 4

Versão pirata do smartphone da Apple possui visual externo capaz de enganar qualquer um à primeira vista.



Versões clonadas de smartphones famosos não são nenhuma novidade. Uma simples busca pelo termo “iPhone 4” em qualquer site de leilão revela uma grande diversidade de aparelhos que tentam emular o visual do famoso aparelho da Apple.
O GT 5 poderia se tratar de somente mais uma tentativa falha de imitar o aparelho, não fosse a grande semelhança que possui com a versão original. A começar pela caixa do smartphone, todos os componentes emulam de forma praticamente perfeita a versão 4 do iPhone – incluindo o símbolo característico da empresa de Cupertino.
Porém, não é preciso ir muito longe para descobrir que se trata de uma simples cópia, evidenciada pelo adesivo com o nome GT5 colado próximo à tela do aparelho. Além disso, o sistema operacional não é bem sucedido em tentar reproduzir as funções presentes no iPhone 4, mostrando interfaces diferentes das oficias e uma série de limitações que não estão presentes no smartphone da Apple.
Apesar da dificuldade de confundir o GT5 com um aparelho oficial (principalmente devido ao preço bastante reduzido), vale a pena ficar atento para não ser enganado por um vendedor mal-intencionado. No final das contas, o dispositivo serve para mostrar que o mercado da pirataria dispõe de muita criatividade quando o assunto é criar cópias de produtos famosos.

domingo, 27 de fevereiro de 2011


Conheça Xoom, o novo tablet da Motorola

Motorola apresenta o tablet Xoom e uma variedade de acessórios na conferência da CES 2011.
 
Equipado com o Android Honeycomb 3.0, o tablet Motorola Xoom foi anunciado pela Motorola na CES 2011 e já pode ser considerado um dos destaques da marca para essa edição da feira. Confira as principais características do novo aparelho:
  • Sistema operacional Android 3.0 Honeycomb
  • Memória RAM de 1GB DDR2
  • Espaço de 32GB onboard e suporte a cartão SD
  • Tela de 10.1 polegada com resolução de 1280x800
  • Suporte a alta definição 1080p
  • Processador Dual-Core Tegra 2 NVIDIA de 1 GHz
  • Conectividade 3G, 4G e Wi-Fi
  • Câmera de 5 MP com flash LED
  • Bateria com duração de 10 horas durante apresentações de vídeo
  • Dimensões de 24.9 x 16.7 x 1.2 em 730g
Além do tablet em si, a empresa ainda lançou vários periféricos para o aparelho, que o tornam ainda mais interessante para quem procura por outras opções além do iPad. Dentre as novidades, o Xoom pode ser equipado com um dock munido de dois alto falantes HD para conversar com amigos e assistir a filmes, além do “Standard Dock”, que recarrega o tablet e o mantém em uma posição confortável para visualização.
O interessado pode também adquirir o teclado Bluetooth (que também funciona em seu celular Android) e um case que pode ser adquido tanto em couro quanto em material mais resistente.
Não foram divulgados ainda o valor do tablet e nem quanto custará cada acessório. A data prevista para lançamento (nos EUA) é no primeiro quadrimestre deste ano, ou seja, atá o final de abril.



Google reformula seu algoritmo de buscas

Principal objetivo da mudança é eliminar informações repetidas e priorizar quem investe na 
criação de novos conteúdos.

A Google anunciou nesta quinta-feira (24 de fevereiro) que fez uma reformulação substancial na forma como seu algoritmo de busca funciona. Segundo o comunicado oficial da companhia, o objetivo é entregar conteúdos relevantes ao usuário no menor tempo possível. O objetivo da mudança é priorizar sites produtores de novidades, deixando de lado aqueles que simplesmente copiam notícias e fazem links para outros endereços.
Apesar da maioria das mudanças serem sutis, a Google afirma que elas já tiveram um impacto capaz de modificar 11,8% dos resultados clicados. Quem sai perdendo com essa mudança são os sites com conteúdo pobre, que em geral são responsáveis por grande quantidade de spam e não ajudam os usuários a encontrar aquilo de que precisam.
A companhia deixou claro que as mudanças realizadas nada têm a ver com os dados coletados pelo aplicativo Personal Blocklist, lançado na semana passada. Este aplicativo para o Google Chrome permite que os usuários bloqueiem sites considerados indesejados dos resultados feitos no sistema de busca da empresa, com a possibilidade de enviar estatística de uso para o desenvolvedor.
Porém, no post de divulgação do novo algoritmo, foram anunciadas coincidências nas listas dos sites mais bloqueados e aqueles que mais caíram nos rankings de pesquisa. Segundo a Google, 84% destes endereços perderam impacto quando comparados a opções com conteúdo mais relevante.
A novidade ainda está em caráter de testes, atualmente restrita ao site norte-americano. Porém, assim como os demais serviços da empresa, não deve demorar até que a novidade chegue aos demais mercados em que a Google atua.


Shadow Ebike: bicicleta elétrica que recarrega seus gadgets

Toda a comunicação entre os componentes do veículo é feita através de sinais wireless. Energia acumulada pelas pedaladas pode ser usada como fonte de energia ecologicamente correta.Fabricada pela empresa canadense Daymak Inc, a Shadow Ebike é a primeira bicicleta elétrica totalmente sem fio a ser fabricada. Em vez de optar pelo uso de fios elétricos tradicionais para controlar o motor e o freio do veículo, o desenvolvedor optou por livrar o usuário de qualquer problema de conexão.
Para tornar isso possível, uma frequência sem fio de 2,4 GHz é usada como forma de estabelecer comunicação entre os diversos componentes da bicicleta. Por exemplo: quando se deseja desacelerar o veículo, é enviado um sinal até as rodas que aciona um freio magnético. O mesmo tipo de comunicação acontece ao virar o guidão ou acionar os pedais.
Os fios existentes ficam todos concentrados na roda frontal do veículo, junto ao motor, bateria de íon-lítio e o controle wireless geral. Outra característica da roda, não encontrada em nenhuma bicicleta convencional, é uma conexão USB. Através dela, o usuário pode usar a energia acumulada durante as pedaladas para recarregar seus gadgets – o resultado é uma diminuição na conta de energia e um meio-ambiente mais limpo.





A Shadow Ebike possui um motor elétrico de até 350W, e vem equipada com uma bateria de íon-lítio de 10AH, suficiente para percorrer entre 20 a 25 quilômetros sem recarga. Caso o usuário auxilie o trajeto com pedaladas, o rendimento pode alcançar entre 35 e 40 quilômetros. O tempo de carga médio do veículo fica entre 4 a 5 horas, e ao todo a bateria possui 800 ciclos de vida.
Segundo a Daymak, as versões futuras da Shadow Ebike prometem integração com smartphones e até mesmo desktops – tudo isso cortesia da tecnologia Wi-Fi empregada em sua fabricação. Porém, ainda não há previsão de quando modelos com essas novidades devem chegar ao mercado.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011


Novero deve lançar óculos player de vídeos na MWC 2011

Gadget traz dois pequenos displays de OLED, que simulam a experiência de assistir a uma televisão de 30 polegadas de alta qualidade





A marca Novero anunciou que deve lançar seu mais novo produto na MWC 2011, a maior feira de eletrônicos portáteis do mundo, que acontece em Barcelona de 14 a 17 de fevereiro. O grande diferencial do produto seria o seu design, bastante agradável se comparado a produtos semelhantes.
O Madison permite que você se sinta imerso dentro de qualquer conteúdo multimídia que desejar reproduzir. Com dois pequenos displays de OLED, o aparelho simula a visão de um televisor de alta resolução, com 30”, posicionado a uma distância de 1,83 metros do espectador. A grande vantagem neste caso é que o usuário é capaz de carregar o Madison para qualquer lugar, podendo assistir a seus filmes, shows e seriados favoritos em qualquer ambiente.
Os desenvolvedores da Novero prepararam algumas facilidades para quem deseja utilizar o Madison em conjunto com outros gadgets: o aparelho é totalmente compatível com outros players portáteis, tais como iPods e telefones celulares. Ele traz uma memória interna de 2 GB, sendo possível ainda expandir sua capacidade de armazenamento com cartões SD de até 32 GB.
Além disso, o Madison ainda acompanha softwares compatíveis com Mac e Windows, possibilitando a transferência de arquivos apenas com o sistema de arrastar e soltar. Por meio de uma ferramenta especialmente desenvolvida para o aparelho, todos os vídeos seriam automaticamente convertidos para o tamanho e resolução requeridos pelo gadget.
O Madison deve chegar ao mercado ainda no primeiro semestre, com preços que partem de US$ 343.